A casa própria é um dos grandes sonhos de todo brasileiro, e realizá-lo envolve muito planejamento e análise antes de qualquer tomada de decisão. Neste artigo, vamos falar a respeito da infraestrutura de um loteamento para te ajudar a entender quais os pontos precisam ser observados antes de se adquirir um lote.


O que é um lote?

 

Quando estamos em busca de uma área para construir nosso imóvel dos sonhos, nos deparamos com a venda de lotes e terrenos. Aparentemente as duas palavras são usadas para representar a mesma coisa. No entanto, apesar de estarem relacionadas, existe uma diferença que as separam. Vamos entender qual é: Um terreno é um pedaço de terra, urbano ou rural, reservado para construção de imóveis, ele pode ser vendido por inteiro ou dividido em partes, que costumam ser do mesmo tamanho e então são chamados de lotes. Um lote é uma parte de um terreno, e é definido na Lei de Parcelamento do Solo Urbano (Lei nº 6.766, de 1979).

Para ser caracterizado como um lote, o terreno deve conter infraestrutura básica cujas dimensões atendam aos índices urbanísticos definidos pelo plano diretor ou lei municipal para a zona em que ele esta situado. Ou seja, a área precisa atender a todos os requisitos e conformidades exigidas pelas leis regionais e nacionais.

É preciso ficar atento com negociações que afirmem que a infraestrutura local será implantada posteriormente pelo poder público ou que é parte das responsabilidades do comprador. Conforme foi dito, por lei, não é permitida a existência de lotes desprovidos de infraestrutura básica.


Infraestrutura básica

 

Agora que você já sabe que diferentemente de um terreno, um lote precisa servir de infraestrutura básica, vamos entender o que faz parte dessa estrutura.

De acordo com a lei nacional, a infraestrutura básica dos parcelamentos de terra é constituída pelos equipamentos urbanos de escoamento das águas pluviais, iluminação pública, esgotamento sanitário, abastecimento de água potável, energia elétrica pública e domiciliar e vias de circulação pavimentadas ou não. Além da exigência nacional, também existem as diretrizes urbanísticas regionais referentes a essa infraestrutura básica.

 

Saneamento básico

 

O conjunto de procedimentos relacionados ao abastecimento de água potável, escoamento das águas pluviais, coleta e tratamento de esgoto, cujo objetivo é garantir melhores condições de vida para os habitantes, é denominado saneamento básico. É primordial para o atendimento das necessidades básicas, indispensável para garantir mais saúde no controle de fatores que oferecem risco ao bem estar físico, mental e social do ser humano.

O uso de sistemas urbanos de escoamento das águas pluviais se tornou essencial em decorrência do desenvolvimento das cidades, e a consequente substituição da vegetação natural por revestimento asfáltico. A impermeabilização do solo faz com que a água das chuvas escoe de maneira diferente do natural, geralmente com maior volume e velocidade sem conseguir penetrar no solo.

Procure se informar se o loteamento, ou área escolhida para construir, possui sistema de drenagem urbana. Ele é composto pela rede de macrodrenagem ou drenagem principal, formada pelos cursos d’água existentes no local, como rios e canais. A rede de microdrenagem é quem envolve pequenas e médias galerias, incluindo as sarjetas, boca de lobo, tubulações para conduzir as águas e os poços de visita por onde é feita a manutenção da rede. A ausência ou mau funcionamento dessa estrutura pode causar problemas com alagamentos e enchentes, acarretar perdas materiais e também se tornar um risco a vida.


Energia elétrica e iluminação

 

Você já parou para pensar como seria sua vida sem energia elétrica? Infelizmente essa ainda é a realidade de muitas famílias no Brasil. Hoje o acesso à energia elétrica e ao sistema de iluminação pública é parte dos itens básicos de infraestrutura exigidos por lei para regulamentação comercial de lotes. A instalação de equipamentos urbanos e construção das redes de energia elétrica domiciliar garante maior qualidade de vida para o morador e sua família.

O sistema de iluminação pública permite que os habitantes desfrutem dos espaços públicos no período noturno. E tem como objetivo fornecer visibilidade suficiente para assegurar segurança, conforto e eficiência para o trânsito de veículos em ruas e rodovias, para os pedestres nas calçadas e em parques e praças.

Um ponto interessante e que pode ser vantajoso é em relação ao uso de lâmpadas e luminárias de LED, elas são energeticamente mais eficientes, e consomem menos energia. Procure saber também a respeito da qualidade dos produtos utilizados, porque a falha precoce dos equipamentos pode gerar necessidade de manutenção e reposição, possíveis problemas de segurança elétrica, baixa visibilidade e luminância exigida.

Todos os itens referentes a infraestrutura básica mencionados anteriormente são garantidos por lei. Existem muitos aspectos técnicos para assegurar a qualidade de cada ponto da infraestrutura, por isso, a melhor forma de confirmar se está tudo certo é verificar, na sua cidade, junto aos órgãos responsáveis pela regulamentação de cada serviço, se o lote possui todas as certificações necessárias. Assim você pode investir com mais tranquilidade.

Para não se preocupar com toda a burocracia em torno dessas normas e regulamentações obrigatórias, possíveis problemas com infraestrutura, e outros detalhes, muitas pessoas optam por adquirir seu lote diretamente com uma empresa que trabalhe com loteamentos.


Mais qualidade de vida

 

Além dos itens básicos, os loteamentos também podem oferecer outras benfeitorias, como sistema de portaria, monitoramento por câmeras, áreas de convivência, praças, playground, espaços para prática de exercícios físicos, quadras de esporte, sistema de portaria, área verde e outros espaços estruturados para proporcionar qualidade de vida e valorização local do terreno.

A existência de uma infraestrutura de qualidade é primordial para o atendimento das necessidades da população, desenvolvimento e crescimento local, no entanto, é fundamental que ela funcione bem. Não se esqueça de buscar informações sobre a manutenção de tudo que é oferecido, desde a estrutura básica ao diferencial.

É importante saber se o loteamento possui uma política interna que determina os responsáveis pela administração e conservação, qual a periodicidade dessa manutenção, e tudo que envolve o bom funcionamento das infraestruturas disponibilizadas para que você e sua família possam aproveita-las da melhor forma possível.

O foco da BrDU é transformar terrenos em comunidades, por isso temos muito orgulho de investir em infraestruturas de qualidade que proporcionem melhores condições de vida aos moradores e ajudem no desenvolvimento da comunidade local.